Velho Faceta – Pastoril do Faceta

1978-pastoril-do-faceta-capa

Colaboração do Lourenço Molla, de João Pessoa – PB. Esse é o primeiro da série de 3 discos de pastoril gravados pelo Velho Faceta no final da década de 1970. Participação de Zé Cupido no acordeon, todas as músicas são de domínio público. Pedi a ele que falasse mais um pouco sobre os Pastoris, ele disse:

“O que eu posso acrescentar, é que todos os Pastoris com palhaço que existem hoje, têm no Velho Faceta sua inspiração maior.
A maioria deles imita o Velho Faceta, até o próprio ‘Dengoso’, que é do pastoril ao qual faço parte, o imita e nele se espelha”

1978-pastoril-do-faceta-verso

Na contra capa desse disco há uma opinão da qual compartilho e creio que tem tudo a ver com esse movimento de se conhecer, divulgar, fomentar e, por que não… perpetuar a música e a arte através dos blogs e da internet. É um texto de Hermilo Borba Filho, escrito em 11/01/1973:

“Já que não podemos salvar, como pessoas humanas, estes músicos, estes coreógrafos, estes bailarinos, estes atores, estes cantores, estes poetas, pelo menos tentemos salvar sua arte, dentro de roteiros honestos.

Uma coisa esquisita vai acontecer: o espetáculo morre mas a música e os versos viverão. Isso vai acontecer com o Bumba, o Mamulengo, o Pastoril, o Fandango, o côco, o Reisado, a Chegança, a Taieira, o Bambelô, a Ciranda, o Maracatu, os Caboclinhos e a Cavalhada. Ai esta uma das maneiras para oferecer subsídios para os compositores: o disco.”

No caso atual, o disco, que é a forma de registro e transmissão da informação, é o disco rígido, o HD, a internet, logo, finalmente temos condições de tratar o ‘conhecimento’ como algo público.

Velho Faceta – Pastoril do Faceta
1978 – Bandeirantes Discos

01. Chamada do Velho Faceta (Tradicional)
02.
Apresentação do Velho Faceta (Tradicional)
Os 25 bichos (Tradicional)
03. Marimbondo miudinho (Tradicional)
04. É mais embaixo (Tradicional)
05. Cuidado cantor (Tradicional)
06. O casamento da filha de Seu Faceta (Tradicional)
07. Brinquedinho de taioba (Tradicional)
08. A pulga (Tradicional)
09. Bacurinha (Tradicional)
10. A nossa Mestra tem o pé de ouro (Tradicional)
11. Despedida do Velho Faceta (Tradicional)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

15 comments

  • jailson batista

    MEU VELHO, ESSA FOI DEMAIS O VELHO FACETA… QUE SAUDADE DA INFANCIA… PARABÉNS PELA INICIATIVA, UM FORTE ABRAÇO E EU VOU FAZER A DIVULGAÇÃO DESSE SITE AOS MEUS AMIGOS…

  • joão anselmo pazjoao

    como eu faço para comprar esse disco do velho faceta, pois já fiz de tudo e não encontro, um abraço a quem interessar.

  • maria gorethe farias da silva

    olá estou muito feliz pois faço parte dessa história do pastoril do velho faceta desde da minha enfância,tenho o cd de musica desse grande velho faceta que ficou na história,hoje sou professora tenho um grupo de dança pastoril do velho faceta homenagiado a ele em são gonçalo do amarante rn,temos que resgatar a nossa cultura popular nas gerações futuras do nosso brasil,amei,estou muito feliz…

  • maria gorethe farias da silva

    o grupo de dança do pastoril do velho faceta faz parte da escola genesio cabral de macêdo ,bairro golandim,são gonçalo do amarante ,rn professora maria gorethe,resgatando a minha enfância desse grande velho faceta. você esta de parabéns pelo trabalho.

  • aureliano albuquerque silva

    gosto muito do velho faceta pra mim ele e uma lenda do nosso folclore brasileiro.que pena que vivemos no pais sem cultura pais esse que so tem corrupçao e pessoas que nao ligam pras coisas boas e simples como uma boa toada.parabens velho faceta se vc esta vivo ou nao nao sei mais vc foi e sempre sera uma figura.

  • salatiel lima

    Parabéns pelo trabalho sou de itapissuma-PE onde tive uma grande influencia desse grande homem que foi o velho faceta onde tenho a oportunidade de ter como amigo um dos filhos dele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *