Quem somos?

Somos uma rede colaborativa filantrópica de colecionadores. Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

O acervo físico está distribuído pelo Brasil, nas casas de diversos colecionadores, músicos e amantes do verdadeiro forró.

O acervo virtual está disponível gratuitamente para todos! É só baixar!!!

O site se dedica, desde Janeiro de 2007, a resgatar, publicar e disponibilizar de forma gratuita, a discografia do forró tradicional.

O foco inicial foram os discos de vinil, todos fora de catálogo, com LPs, Compactos e 78rpm, com o tempo, percebeu-se que já haviam muitos CDs que também já estavam fora de catálogo, passaram em seguida a publicar tudo que tivessem acesso em termos de registro da história do Forró Pé de Serra, reunindo além dos LPs, algumas entrevistas, CDs, textos, fotos e videos, tudo dedicado a difundir e assim preservar o forró tradicional.

O Forró em vinil, atualmente, serve de apoio para vários músicos que enviam seus trabalhos inéditos para serem publicados e disponibilizados gratuitamente. Com isso representam o esforço de um coletivo na preservação desse segmento rítmico tão rico, o Forró Pé de Serra.

A internet trouxe a possibilidade de compartilhar essas músicas e esse conhecimento com o todo o Brasil, com todos os brasileiros que vivem fora do País, enfim com o mundo inteiro.

A proposta do Blog “Forró em vinil” é, além de publicar gratuitamente os discos antigos lançados em vinil, divulgando de forma ordenada, enfatizando datas, gravadoras, título dos álbuns, acontecimentos pertinentes e até curiosidades sobre as personalidades do forró Pé-de-serra.

Apoiando-se nesse resgate, a intenção é de lançar e valorizar trabalhos recentes dos artistas que acreditam e investem atualmente no forró pé-de-serra.

É grande a dificuldade de se manter esse espaço, são horas e mais horas gastas na conversão dos LPs para mp3, nas pesquisas para o conteúdo das postagens e nas demais preocupações e gastos necessários para que tudo funcione perfeitamente.

Mesmo assim, fazem isso com muito prazer, já que entendem que é a única forma de divulgar o forró Pé-de-serra sem depender da mídia, de seus interesses puramente econômicos e da inércia dos governantes em apoiar a verdadeira cultura da nossa terra.

Acesse e baixe gratuitamente todo acervo do Forró em Vinil, acesse:

“We are a filantropic net of musicians and vinil colectors that loves the tradicional branch of the brasilian rithm called forró.
Our colection is avaiable for downloads, for free!

Please help ‘Forró em Vinil Blog’ been alive.

dj_ivan

DJ Ivan

Brasileiro, paulistano, DJ, músico, produtor, pesquisador, colecionador, ativista cultural e blogueiro.

Começou a discotecar e interagir no cenário do forró pé de serra em 1997, período em que iniciou sua pesquisa sobre do forró tradicional, sua discografia, seus ritmos e suas formas peculiares de dança.

Desde então, apresentou-se como DJ nas principais casas de forró em grandes casas de espetáculo e SESCs, de São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG e Itaúnas – ES. Apoia e fomenta a expansão do forró para o mundo: Apresentou-se nos principais festivais de Forró europeus e casas noturnas em noites de forró, passando por Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Holanda e Itália.

Coleciona, pesquisa, restaura, digitaliza e remasteriza discos de forró em vinil. Articula junto a vários outros colecionadores, desde 2007, o site Forró em vinil, um site que fomenta, resgata e disponibiliza gratuitamente o melhor do forró pé de serra, através da discografia do forró, da década de 1950 até os dias de hoje, começando pelos discos de vinil até os CDs e DVDs, a maioria do acervo é composto por discos fora de catalogo.

Ministrou palestras no exterior sobre a história do forró, seus principais artistas e o seu desenvolvimento desde a década de 1940 até os dias de hoje. Participou de mesas redondas na Universidade Estadual da Paraíba, nos SESCs e no CTN (em São Paulo – SP) nas quais o tema foi Forró e mídia digital.

Escreveu, em 2017, em parceria com o músico e pesquisador Sandrinho Dupan, de Campina Grande – PB, a cartilha: “O que é o Forró?”, Editora Latus, com o apoio da UEPB, Universidade Estadual da Paraíba, dedicada a reunir e difundir as informações básicas sobre o forró, falando de história, música,
dança e de seus principais artistas.

Já trabalhou como produtor em diversas casas de shows, tendo produzido cerca de 600 shows musicais de 1997 até hoje.

Organiza desde 2002 o “Festival Rootstock”, que reúne anualmente os melhores trios de forró tradicional da atualidade. Já tendo recebido grandes nomes da música nordestina como: Elba Ramalho, Genival Lacerda, Flávio José, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino, entre outros.

Já produziu 05 CDs, 06 DVDs e participou de produção de outros 10 CDs, entre 1998 até hoje.

Participou como Coordenador da organização do “Festival dos Direitos Humanos 2013”, evento promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo – SP. O Festival durou 09 dias no mês de dezembro e reuniu no seu evento de encerramento, cerca de 65 mil pessoas para um grande show no parque do Ibirapuera, com participações de Caetano Veloso, Tom Zé e Emicida, entre outros.

Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Facebook