Luiz Gonzaga – 78 rpm

selo

Depois de mais um excelente Rootstock, na minha concepção, se não a melhor, uma das melhores festas de forró pé-de-serra do Brasil. Tanto pelo público maravilhoso como pelos próprios músicos, que fazem primorosas apresentações, tornando todo ano essa reunião cada vez melhor.

Hoje eu quase já recuperado venho mais uma vez relembrar onde tudo começou, ou seja, nada melhor que recordarmos mais um pouco da história do Rei Luiz Gonzaga. O 78 rpm de hoje foi lançado em 1950, com os sucessos, os baiões “Dança da Moda”, parceria com Zé Dantas, “Respeita Januário”, parceria com Humberto Teixeira.

Essa época o baião tornou-se a coqueluche nacional o novo ritmo do Brasil “A dança da moda” mostra as mudanças causadas no comportamento das pessoas após a introdução do baião, “No Rio está tudo mudado…”, referência às mudanças desse comportamento, outro aspecto que vale destacar desse 78 rpm é que a partir dessa gravação inúmeros artistas, entre os quais Carmem Miranda, Carmélia Alves, Ivon Curi, Marlene, Isaura Garcia, Jamelão, Emilinha Borba, passaram a gravar músicas da dupla Gonzaga/Humberto Teixeira.

Após consagrado o rei do baião, Gonzaga decidiu mudar seu visual, introduzindo o chapéu de couro que faria parte de sua indumentária até a morte. Bom, agora que sabemos um pouco mais da história do “Mestre Lua” vamos ouvir esse excelente trabalho. (Texto e disco enviados por DJ RICK)

Luiz Gonzaga – 78 rpm
1950 – RCA Victor

Lado A – A dança da moda (Luiz Gonzaga / Zé Dantas)
Lado B – Respeita Januário (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

1 comment

  • Samuel Machado Filho

    Este histórico 78 rpm foi gravado no dia 13 de abril de 1950, com lançamento em junho do mesmo ano. No lado A, “A dança da moda”, clássico da parceria Luiz Gonzaga-Zé Dantas. É uma interessante crônica musical da época, mostrando que o baião havia tomado conta das festas de São João, desbancando as tradicionais polcas e rancheiras. Nove anos mais tarde, Gonzagão regravaria a música em LP. O lado B também é um clássico indiscutível, “Respeita Januário”, da parceria gonzagueana com o cearense (de Iguatu) Humberto Teixeira, que só terminou porque Teixeira candidatou-se a deputado federal no mesmo ano, conseguindo se eleger. Uma singela homenagem ao pai de Luiz Gonzaga, em que se pede que o Rei do Baião respeite a sanfona de oito baixos do ilustre genitor. Gonzaga regravaria “Respeita Januário” duas vezes: em 1952 e 1979.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *