Quinteto Violado – Asa Branca

Colaboração do Cacai Nunes, do Blog Acervo Orígens

“…Mas esse disco do Quinteto Violado é particularmente especial. Ele foi o primeiro do grupo, lançado pela gravadora Phillips, antes do Quinteto realizar as históricas gravações com a Marcus Pereira.

A história da capa desse disco também é curiosa. Nesse mesmo ano (1972) uma banda de hard Rock inglesa, chamada Paladin, lançou o disco Charge!, com essa capa que vemos abaixo:

Reparem que é praticamente idêntica à capa do disco do Quinteto Violado. Quem fez a ilustração do disco do Paladin foi Roger Dean, um ilustrador que assinou as capas de dezenas de discos de bandas progressivas da década de 1970. Parece que a Phillips, gravadora do disco do Quinteto, usou o desenho e ainda introduziu nele algumas alterações, como o chapéu de cangaceiro do cavaleiro. Foi em uma turnê ao Japão que os músicos do Quinteto tomaram conhecimento dessa cópia, e, a partir daí, os relançamentos desse disco passaram a ter outra capa, com essas aves brancas voando.

Exatamente por isso, os LPs com essa primeira capa são raridades, peças de colecionador. Mas as músicas são as mesmas.

Como foi o primeiro disco do Quinteto Violado, está repleto de clássicos, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Vozes da Seca e de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O destaque fica para o belíssimo arranjo de Asa Branca.”

Quinteto Violado – Asa Branca
1972 – Philips

01-Asa Branca (Luiz Gonzaga-Humberto Teixeira)
02-Freviola (Marcelo Melo)
03-Santana (Fernando Filizola)
04-Reflexo (Luciano Pimentel-Fernando Filizola-Toinho Alves)
05-Imagens do Recife (Deda- Marcelo Melo-Toinho Alves)
06-Roda de ciranda (Marcelo Melo-Toinho Alves)
07-Baião da garoa (Luiz Gonzaga-Hervê Cordovil)
08-Acauã (Zé Dantas)
09-Marcha nativa dos índios Quiriris (Marcelo Melo-Toinho Alves)
10-Vozes da seca (Luiz Gonzaga- Zé Dantas)
11-Agreste (Fernando Filizola-Sando)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

1 comment

  • Casper

    Opa! Fui procurar a história da capa desse álbum, porque achei muito destoante do som do Quinteto; pensei comigo mesmo “isso aí é capa de banda de prog/hard inglês” (dos quais sou fã também) e PIMBA! É isso mesmo. hahaha
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *