Ary Lobo – Último pau de arara

ary-lobo-asltimo-pau-de-arara-capa

Colaboração do DJ Thomaz, de São Paulo – SP. Dessa vez um raríssimo disco de 10 polegadas do Ary Lobo, uma gravação bem antiga, capas e disco em ótimo estado de conservação.

ary-lobo-asltimo-pau-de-arara-selo-aary-lobo-asltimo-pau-de-arara-selo-b

“Quem vem acompanhando o movimento musical popular de nossa terra, deve ter notado que, no setor nortista, um cantor vem-se destacando sobremaneira de uns tempos pra cá. Senhor absoluto do rojão, do côco e do batuque – gêneros musicais afins – e dono de uma arte cem por cento genuína, Ary Lobo é a personificação do intéprete ideal das canções regionais do nosso Norte (da Bahia pra cima), traduzindo em sua bem timbrada voz as magníficas melodias e ritmos do caboclo sertanejo daquelas bandas.” (Trecho extraído da contra capa)

ary-lobo-asltimo-pau-de-arara-verso

Infelizmente uma das faixas estava com um pulinho que ficou difícil de arrumar, então pedi ao DJ Tick a faixa “Renda dá” de Gadé e Walfrido Silva, para completar a publicação. O destaque fica para os clássicos “Último pau de arara” de Venâncio, Corumba e J. Guimarães e para “O vendedor de caranguejo” de autoria de Gordurinha.

Ary Lobo – O último pau de arara
1958 – RCA Victor

#01. Último pau de arara (Venâncio – Corumba – J. Guimarães)
#02. Que choro é esse (Manoel Francisco – Pires Cavalcante)
#03. Forró de Piancó (Jayme Florence – N. Wanderley)
#04. Dona Conceição (Pires Cavalcante)
#05. O vendedor de caranguejo (Gordurinha)
#06. Tum-tum-tum (Tito Neto – De Vandia)
#07. Renda-dá (Gadé – Walfrido Silva)
#08. Visite o terreiro (Edgar Ferreira)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

7 comments

  • Jorge Alves

    Ary Lobo, assim como Jackson do Pandeiro, foram gênios da música, autenticamente, brasileira e merecem ser lembrados e reverenciados.

  • Samuel Machado Filho

    A faixa-título do disco é de autoria de Venâncio, Corumba e J. Guimarães, e foi lançada originalmente por Venâncio e Corumba na Odeon, em abril de 1956, sendo a gravação de 20 de janeiro do mesmo ano (78 rpm Odeon 14019-A). O registro de Ary Lobo também é muito famoso e igualmente saiu em 78 rpm pela RCA Victor, em setembro de 1957 (gravação de 10 de julho do mesmo ano, disco 80-1844-B). Catulo de Paula e Fagner também fizeram gravações bastante apreciadas de “O último pau-de-arara”, incontestavelmente um clássico da música nordestina. Corumba seria mais tarde empresário do cantor Jair Rodrigues.

  • Paulo David

    Excelente disco. Ary Lobo é um monumento do forró e a música “Último Pau-de-Arara” é um clássico absoluto do gênero. Pra forrozeiro nenhum botar defeito! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *