Trio Nordestino – Chorando por alguém

nordestino-al-frente

Sempre que ouvimos falar no Trio Nordestino pensamos nos lendários Lindú, Coroné o Cobrinha, mas o nome do trio, durante muito tempo foi e ainda é reclamado por outro Trio Nordestino, formado por Heleno Luiz, Toninho do acordeon e João Xavier.

“Existiram sim 2 trios nordestinos, havia uma espécie de richa entre eles. O nordestino de Alagoas e o da Bahia. Enquanto o Trio nordestino, que hoje se mantém ativo, é o baiano e foi para o Rio de Janeiro, este outro trio foi para São Paulo tentar emplacar suas músicas e dimensionar sua carreira, mas acabou ofuscado pelo Trio Nordestino da Bahia e com o passar do tempo o trio terminou.” (Palavras do Leonardo, um dos frequentadores do blog)

nordestino-al-verso

Esses alagoanos faziam um forró com uma linha diferente do trio bahiano, com uma cadência um pouco mais pra frente, mas de certa forma muito dançante. Notem que há uma composição de Dió de Araújo do Trio Xamego dentre as várias pedradas desse disco.

Trio Nordestino – Chorando por alguém
1983 – Itamaraty

* 01. Chorando por alguém (Cícero Constâncio – Sebastião do rojão)
* 02. Relembrando meu padrinho (João Xavier – Jorge Paulo)
* 03. A fogueira está queimando (Heleno Luiz – Toninho do acordeon – João Xavier)
* 04. Forró pagão (Zacarias Bezerrinha – Toninho do acordeon)
* 05. Morrendo de amor (Dió de Araújo – Heleno Luiz)
* 06. Volte meu bem (Toninho do acordeon – Heleno Luiz – João Xavier)
* 07. Saudades da Bahia (Franco Silva – Heleno Luiz)
* 08. Adeus nordeste (Toninho do acordeon – Heleno Luiz – João Xavier)
* 09. Papagaio dedo duro (Antonio Luiz – Laes)
* 10. Vamos queridinha (Xexéu do norte – Heleno Luiz)
* 11. São João chegou (Zacarias Bezerrinha – Preta de Castro)
* 12. Festa de São João (J. M. Alves)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

7 comments

  • CAETANO LOPES

    O GRANDE COLABORADOR O SAUDOSO FRANCISCO EDWARDO SILVEI ERA CONTERRANO MEU EX PREFEITO DE MORRINOS. HOJE NÓS AGRADECEMOS OS BLOGUEIRO DE FORRÓ PE DE SERRA PARA QUE NÃO SEJA ESQUECIDO NOSSO FORRÓ ALTENTICO

  • Sérgio Marcos Feitosa

    Pessoal, sou apreciador do autêntico forró nordestino, mais conhecido como forró pé-de-serra. Dentro desta linha, aprecio demais a obra do Trio Nordestino. Contudo, olhando essa página do Forró em Vinil confesso que estou sem entender porque não reconheço nenhum dos integrantes do grupo que aparecem acima. O Trio Nordestino que conheço tem a presença de Lindu, Coroné… nenhum desses aparece. Por ventura trata-se de uma formação anterior?

  • jose alves de lima

    sergio .
    o trio nordestino com lindu era baiano.
    esse da capa e da mesma epoca so que e conhecido.
    como trio nordestino alagoano.
    so que radicados em sao paulo.

    ze lima de niteroi

  • Paulo Nogueira

    Sérgio, há vários links na internet que podem explicar sua dúvida. Houve até batalha judicial para defender o nome, da qual Luiz Gonzaga e Dominguinhos participaram, onde saiu vitorioso o trio de Lindú, Cobrinha e Coroné. Não sei porque o outro continuou usando o nome em discos. Pra mim, Trio Nordestino só um: o baiano, que sobrevive bem hoje com os herdeiros. Porém tudo começou com Dominguinhos, Miudinho e Zito Borborema. Mas depois Luiz Gonzaga liberou o nome pra Lindú.

  • Ismael Matias de Brito

    Olá amigos!
    Sou muito fã desde criança do forró pé de serra, encaro como o único e verdadeiro forró. Gostaria de saber notícias dos artistas Jacinto Limeira e o Zé Pacheco que era dos Três do Nordeste. Serão que ainda são vivos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *