Zé Calixto – Sanfoneiro pai d´egua

Zé Calixto nasceu em Campina Grande na Paraíba em 1939. Aos oito anos já tocava sanfona e aos 12 anos já comandava bailes e festas sozinho na sua cidade. Foi nessa época, durante suas apresentações, que conheceu Genival Lacerda e Jackson do Pandeiro.

Em 1959, durante o período de lua-de-mel de seu recente casamento, foi convidado por um amigo para fazer uma gravação no Rio de Janeiro. Deixou sua esposa e aceitou viajar 8 dias de ônibus e voltou três meses depois para buscar sua companheira, mudando-se para a cidade maravilhosa.

Conhecido como o Rei dos oito baixos, dedicou toda sua vida à sanfona,. Em 1960, gravou uma série de 4 discos ao acordeom pela gravadora Sinter com os forrós “Forró de Seu Dideu”, “Forró em Serra Branca”, “Forró em Campina Grande” e “Bodocongó”; a polca “Polquinha brejeira”; o frevo “Oito baixos no frevo”; o xote “Xote em fá” e o choro “Bossa-nova em oito baixos”, todas de sua autoria. Com sua sanfona de oito baixos, chamou tanto a atenção dos produtores cariocas, que logo foi contratado pela Phillips, passando a gravar. (texto retirado do site Dicionario Cravo Album de música popular brasileira).

Esse disco que postamos aqui é um desses que ele gravou no começo de sua carreira pela Philips, simplesmente sem comentários, quem me conhece sabe que sou fã incondicional desse cara. Nesse disco podemos conferir toda sua qualidade nos oito baixos, espero que gostem desse som.

Zé Calixto – Sanfoneiro pai d´egua
1964 – Philips

01. Casa de pedra (Rosil Cavalcanti – Zé Calixto)
02. Fuzarca da boa (Adaptação Zé Calixto)
03. Saudade do Recife (Oscar Barbosa – Zé Calixto)
04. Amaciando o teclado (Oscar Barbosa – Zé Calixto)
05. Forró decente (Airão Reis – Nelson Guimarães)
06. Sarapeté na pimenta (Luiz Guimarães – Zé Calixto)
07. Cuco (P. Melilli – Avaré)
08. Forró em corta dedo (Luiz Guimarães – Zé Calixto)
09. Desemprego (Airão Reis – Narcisinho)
10. Palmeirinha (Otavio Filho)
11. Porto Velho (Zé Casimiro – Zé Calixto)
12. Fandango (Luiz Guimarães)

Para baixar esse disco, clique aqui

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.