Velho Faceta – Pastoril do Faceta

1978-pastoril-do-faceta-capa

Colaboração do Lourenço Molla, de João Pessoa – PB. Esse é o primeiro da série de 3 discos de pastoril gravados pelo Velho Faceta no final da década de 1970. Participação de Zé Cupido no acordeon, todas as músicas são de domínio público. Pedi a ele que falasse mais um pouco sobre os Pastoris, ele disse:

“O que eu posso acrescentar, é que todos os Pastoris com palhaço que existem hoje, têm no Velho Faceta sua inspiração maior.
A maioria deles imita o Velho Faceta, até o próprio ‘Dengoso’, que é do pastoril ao qual faço parte, o imita e nele se espelha”

1978-pastoril-do-faceta-verso

Na contra capa desse disco há uma opinão da qual compartilho e creio que tem tudo a ver com esse movimento de se conhecer, divulgar, fomentar e, por que não… perpetuar a música e a arte através dos blogs e da internet. É um texto de Hermilo Borba Filho, escrito em 11/01/1973:

“Já que não podemos salvar, como pessoas humanas, estes músicos, estes coreógrafos, estes bailarinos, estes atores, estes cantores, estes poetas, pelo menos tentemos salvar sua arte, dentro de roteiros honestos.

Uma coisa esquisita vai acontecer: o espetáculo morre mas a música e os versos viverão. Isso vai acontecer com o Bumba, o Mamulengo, o Pastoril, o Fandango, o côco, o Reisado, a Chegança, a Taieira, o Bambelô, a Ciranda, o Maracatu, os Caboclinhos e a Cavalhada. Ai esta uma das maneiras para oferecer subsídios para os compositores: o disco.”

No caso atual, o disco, que é a forma de registro e transmissão da informação, é o disco rígido, o HD, a internet, logo, finalmente temos condições de tratar o ‘conhecimento’ como algo público.

Velho Faceta – Pastoril do Faceta
1978 – Bandeirantes Discos

01. Chamada do Velho Faceta (Tradicional)
02.
Apresentação do Velho Faceta (Tradicional)
Os 25 bichos (Tradicional)
03. Marimbondo miudinho (Tradicional)
04. É mais embaixo (Tradicional)
05. Cuidado cantor (Tradicional)
06. O casamento da filha de Seu Faceta (Tradicional)
07. Brinquedinho de taioba (Tradicional)
08. A pulga (Tradicional)
09. Bacurinha (Tradicional)
10. A nossa Mestra tem o pé de ouro (Tradicional)
11. Despedida do Velho Faceta (Tradicional)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.