10 polegadas – Três Marias, Leal Brito e Catulo de Paula – Baião nº2

baiao-vol2-frente

“Esta é a segunda coleção de baiões, lançada pela Musidisc. Na primeira seleção, apresentamos os maiores sucessos dos últimos anos, e agora, lançamos seis novas músicas, juntamente com duas adaptações.

Na parte vocal, ao lado das Três Marias, aparece pela primeira vez a personalíssima voz de Catulo de Paula, e na instrumental, o pianista Leal Brito e seu sexteto que executam ‘Ciranda no baião’ e ‘Concerto no baião’.” (texto da contra-capa do disco)

baiao-vol2-verso

Catulo de Paula, nascido em 13/02/1923, violonista e cantor cearense, iniciou-se na vida artística em um programa de calouros de Campina Grande (PB). Em 1944 foi para Recife, onde trabalhou na Rádio Clube. Alguns anos mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Rádio Nacional e se apresentava em casas noturnas. Nos anos 60, com a decadência do gênero regional, passou a atuar em outras áreas, fazendo trilhas para filmes. Considerado um purista do gênero, suas composições tiveram mais de 100 gravações. Entre elas, destaca-se “Como Tem Zé na Paraíba”.

Três Marias, Leal Brito e Catulo de Paula – Baião nº2
10 polegadas – 1953 – Musidisc

01. Onda do mar (Leal Brito – Paulo Soledade) Três Marias
02. Chuveu to vortando (Catulo de Paula – Carlos Galindo) Catulo de Paula
03. Celeste no baião (Nilo Sergio) Leal Brito sexteto
04. Concerto no baião (Adap. de L. Brito – N. Sergio)
05. Ciranda no baião (Adap. de Nilo Sergio) Leal Brito sexteto
06. Tico-tico de Campina (Jorge Faraj – Leal Brito) Três Marias
07. Mania do Mane (Catulo de Paula – Carlos Galindo) Catulo de Paula
08. Baião moreno (Barraquinha – Caco Velho) Três Marias

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.