Julinho – Forró do Julinho

Essa é uma interessante colaboração do Rogérinho de São Paulo – SP. O sanfoneiro Julinho, teve seu verdadeiro nome escrito e re-escrito diversas vezes em função das composições que fez em parceria com João do Vale.

Embora tenhamos localizado um outro forrozeiro homônimo, creio que esse seja o único a tocar essa sanfona de botões nas duas mãos, o que torna o seu manuseio um pouco mais difícil, não é mesmo?

Julinho é na verdade João Aguiar Sampaio, nascido em Itapagé, norte do estado do Ceará, filho de Ciso Bernardes, tocador de oito baixos. Produção Luiz Bandeira, entre músicas soladas e cantadas, belos corais, belíssimos arranjos e uma cadência muito boa para se dançar.

Destaque para a música mais conhecida e que abre o disco “Mutirão de Pedreira” de Julinho e João do Vale.

Julinho – forró do Julinho
1980 – Top Tape

01 Mutirão de Pedreira (Julinho – João do Vale)
02 Forró do furtuoso (Luiz Vieira – João do Vale)
03 Forró na casa do Pedro (Pedrinho Vieira – Naldinho)
04 Forró em Brejo grande (Pedrinho Vieira – Naldinho)
05 Sabidin (Luiz Bandeira)
06 Venturoso (Julinho)
07 Dor de amor (Julinho – João do Vale)
08 Sou cirandeiro (Luiz Bandeira – Julinho)
09 Muçambê (Julinho – João do Vale)
10 Baiãzinho bom (Julinho – Evaldo Gouveia)
11 Baião macumba (Julinho – Evaldo Gouveia)
12 Por conta do sanfoneiro (Julinho – Raimundo Evangelista)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

8 comments

  • DOMINGOS SÁVIO

    Realmente eese é o verdadeiro Julinho do acordeon. Nasceu em Itapaje no Ceará, em 7 de setembro de 1922 e faleceu em 10 de outubro de 2008. Lançou 11 LPs e um CD.

  • Francisco Das Chagas Sales

    Gosto de todos os Foros das antigas.Dos Anos 70,80,pois tinham um ritmo,Letra hoje só se ouve besteiras,plagios os musicos letristas não teêm mais criatividade.Só mudam o ritmo da musica.Tenho um acervo muito bom de musicas antigas,Forros,Solos,Internacionais ,MPB e outros estilos musicais.

  • vital fatias

    Vital Farias escreve,Conheci Julinho do Acordeon,na CBS,Quando eu fui Artista daquela Gravadora.!
    .Abdias,Meu primo, filho como eu de Taperoá,Pb, Produtor de grande sensibilidade Gravou Obras Instrumentais Imensas,que sempre admirei,as suas Músicas pela no que se refere a Simplicidade e Grandeza melódica.! Escrevi na Contra-Capa num dos LPS que Abdias Lançou que tomou o nome.FORROFUNFÁ (FORRÓ EM TAPEROÁ,) Obra, Que fiz ainda quando morava eu na Parahyba, com o meu parceiro Livardo Alves.Era na Verdade Uma Homenagem ao dito cujo primo JOSÉ ABDIAS DE FARIAS.(Abdias dos 8 Baixos.)Abdias Gravou várias obras do Julinho e me apaixonei até hoje, quando um dia fazendo Um Arranjo e Regência para um LP de MARINÊS, me encontrei com Julinho e vi depois de algum tempo as suas invenções magnificas.que até hoje as procuro para mostrar aos meus filhos, grandes e pequenos quanta Brasilidade está contida nas Canções desse grande Criador..Não sei se JULINHO, ainda é vivo porém, pelo que ouvi nos LPS DE ABDIAS. ENTRE OUTRAS PARCERIAS,MNUNCA MAIS ME ESQUECI DE SUA GRANDEZA.vitalfariascantador.blogspot.com

  • vital fatias

    Vital Farias escreve,
    Gostaria de saber notícias de JULINHO E DE SEUS FAMILIARES,.!
    SE PRECISO FOR PODE FORNECER OS MEUS CONTATOS PARA ELES.
    ABRAÇO..vitalfariascantador.blogspot.com

  • tico dos 8 baixo

    vital farias grande vital olha rapaz julinho hoje julinho se encontra em outra dimençao lembro de vc desde dos programas som brasil dos programas das tv cultura em sao paulo como que vc esta rapaz abdias seu primo era meu grande amigo nos por muitas vez dividimos palco no salao de festa pedro sertanejo em sao paulo um abraço grande.

  • Francisco Willame Matos Sampaio

    eu sou sobrinho de Julinho filho do irmão deli Juracy Teixeira Sampaio moro em pernambuco a anos procuro algum filho do meu tio e não encontro. qual quer coisa entre em contato pelo meu Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Facebook