Jorge de Altinho – O príncipe do Baião

Jorge Assis de Assunção nasceu em Olinda-PE. Seu pai na época, decidido a ter uma vida mais tranqüila, mudou-se com a família para o município de Altinho. Ainda no colégio Jorge começou a cantar, no começo como brincadeira, mas sempre sonhando alto e aos poucos perdendo a timidez. Matriculou-se na escola de música do município, onde chegou a fazer parte da filarmônica. Esses ensinamentos e o aprimoramento das lições de músicas em muito iriam lhe ajudar futuramente em sua carreira.

Vivendo próximo a Caruaru, considerado um dos maiores caldeirões culturais do Brasil, conviveu com os violeiros, aboiadores, coquistas, sanfoneiros, leitores de cordel, emboladores, além dos artesanatos de palha, couro e barro, do mestre Vitalino, despertou interesse pela música regional, manancial para suas músicas e fonte de permanente inspiração.

Seu primeiro disco seria gravado em 1980, pela Emi-Odeon, com 12 músicas de sua autoria. A partir dai gravou cerca de 37 álbuns entre vinis e CDs e passou por diversas gravadoras como: RCA, Sony, RGE, Paradoxx e Warner Continental. Teve suas músicas gravadas por artistas renomados como Trio Nordestino, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alcione, Raimundo Fagner e Zé Ramalho

Esse disco, por ser seu primeiro, tem músicas menos conhecidas, mas ainda mantém arranjos um pouco mais conservadores, todos eles bem pra frente, um sete cordas passeando pela harmonia e dando um toque especial ao molho muito bem feito por duas sanfonas, um cavaquinho e uma bela percussão, pra que mais?

Destaques para os forrós “Balanço bom”, “Pagode matuto”, para o baião “A modinha da ladeira”, para o xote “Bala trocada” e para o arrasta-pé “Fuliação”.

Jorge de Altinho – O príncipe do Baião
1980 – Emi-Odeon

01. Ela vem (Jorge de Altinho)
02. Bala trocada (Jorge de Altinho)
03. Esperando por você (Jorge de Altinho)
04. Balanço bom (Jorge de Altinho)
05. O grito da natureza (Jorge de Altinho)
06. Pagode matuto (Jorge de Altinho)
07. Garota de Atalaia (Jorge de Altinho)
08. Tempos de criança (Jorge de Altinho)
09. Bate-bate coração (Jorge de Altinho)
10. Nêga dançadeira (Jorge de Altinho)
11. A modinha da ladeira (Jorge de Altinho)
12. Fuliação (Jorge de Altinho)

Para baixar esse disco clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Facebook