Irene Portela – Rumo norte

Essa é uma colaboração da Gabriela, de São Paulo – SP, que foi amiga e vizinha da Irene Portela durante o final da década de 1970, época na qual esse disco foi lançado.

Não é um disco tradicional de forró como estamos acostumados, ele tem arranjos mais leves, porém completamente compromissados com as origens nordestinas, um som mais pra se ouvir do que pra se dançar, mas também possibilita da dança, sem problema nenhum.

Irene Portela, natural de Codó – MA, Cantora, compositora e violonista. Depois de mais de dez anos de carreira, sem conseguir gravar, foi descoberta pelo produtor Marcus Vinícius, como compositora, intérprete e diretora musical do espetáculo “A missa do vaqueiro”. Em 1979, lançou pelo selo Marcus Pereira seu primeiro disco, “Rumo norte”, interpretando diversas composições de sua autoria, entre as quais “Lua peixe”, “Dia de festa”, “Guerreiro”, além de diversas composições de João do Vale, como “De Teresina a São Luís (trem do Maranhão), em parceria com Luís Gonzaga, “Sabiá” e “Fogo no Paraná”. (Fonte)

Irene Portela – rumo norte
1979 – Marcus Pereira

01. De Teresina a São Luis (Trem do Maranhão) (João do Vale / Helena Gonzaga)
02. Sanharo (João do Vale / Luis Guimarães)
03. Sabiá (João do Vale)
04. Nécio Costa (João do Vale)
05. Passarinho (João do Vale)
06. Fogo no Paraná (João do Vale / Helena Gonzaga)
07. Lua Peixe (Irene Portela)
08. Até Quando (Irene Portela / E. de Freitas)
09. Dia de Festa (Irene Portela)
10. Alcântara (Irene Portela)
11. Folha Verde (Irene Portela / R. Gouveia)
12. Na Hera dos Muros (Irene Portela / R. Parreira)
13. Guerreiro (Irene Portela)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

8 comments

  • Denise Cunha

    Por favor, alguem pode me dar notícias da Irene? Tambem tenho esse vinil maravilhoso, q me foi ofertado por ocasião da passagem dela por Salvador, pelo Projeto Pixinguinha.
    Sou amiga dela desde o Maranhão e, na última vez q a vi, em São Paulo, ela não estava muito bem. Isso foi há muitos anos e, desde então não sei nada dela.
    Agradeço qualquer notícia.
    Denise Cunha

  • Fred Cácio Bandeira Rochael

    Sou do interior da Bahia da cidade de Santa Maria da Vitória, fica localizada na margem esquerda do rio Corrente, no cerrado cheio de beleza como IRENE PORTELA que me encantou e enfeiticei desde que pela primeira vez que ouvi seu LP, eu era criança de alma pura de menino do interior das águas sagradas do rio Corrente. Como eu sonhava em poder conhecer Irene Portela e poder dar um abraço e um beijo! Como ela foi importante em minha vida! Ela é eterna! Ainda quero conhecer em outra dimensão!

  • roberta

    A descobri por acaso enquanto ouvia a coleção Macus Pereira disponivel no youtube.
    Desde então não consigo mais sair deste “Rumo norte”. Como estou encantada com a voz, a interpretação dessa artist que por ser tão propria ; é atual e moderna. A exemplo da “vida” que ela tras a ” fogo no paraná” – uma das musicas mais tristes que ja ouvi.

    Dói tambem descobrir que ela já partiu,e que só tem esse album também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Facebook