Ikuta Keiko – 78RPM

Colaboração do Isaias Caetano

“Segue uma curiosidade Gonzageana, uma gravação de “Paraíba” de 1956 em Japonês (versão de K. Furano) e a cantora é a graciosa Keiko Ikuta. Anexei os selos RCA da presente gravação e o da edição para o Japão de “Baião de dois” pela curiosidade de ambas foram gravadas no Brasil. Os ritimistas sem dúvida são brasileiros (o triângulo tem a sonoridade do pique de “Salário-Mínimo”). Ainda anexei o retrato da cantora. Se servir para postar creio será bem chegada aos Gonzageanos mais devotos.”

“O baião em 1950 já era ritmo consolidado no Nordeste e na Capital Federal. É ‘A dança da moda’, conforme o título do baião de Luiz Gonzaga e Zé Dantas (gravado no lado A do 78 RPM RCA V800658). O baião atravessava as fronteiras da pátria e ganhava o ‘oco do mundo’. Hollywood foi o primeiro a ficar ‘incandiado’ pelo brilho da dança brasileira, no filme da M-G-M Nancy ” Goes to Rio” (Romance Carioca[?]) o standart Baião (mesmo estrupiado) aparece com o título horrível de ‘Ca-Room-Pa-Pa’ versão de Ray Gilbert com Carmen Miranda & Andrews Sisters com Vic Schoen e Sua Orquestra e o Bando da Lua. E Argentina, México, Portugal contagiam-se, também, pelo toque pau-de-arara.

Em 1956 é a vez do Japão… A cantora Keiko Ikuta grava aquí mesmo no no Rio de Janeiro, com acompanhamento do Próprio Luiz Gonzaga e seu conjunto, as músicas são Paraíba e Baião de Dois com versão de Kikuo Furano (apud. Assis Ângelo, pag. 43 Dic. Gonzageano) além de “Tokyo Baião” de Humberto Teixeira e K. Furano e “Vingança” de Lupíscino Rodrigues.

É a consagração mundial do baião e Luiz Gonzaga e da música brasileira, nem mesmo o samba havia atingido tão distantes terras, Conforme diz Assis Ângelo: ‘O baião ganhou o mundo com a pureza das armas da terra: sanfona, triângulo e zabumba’

Nota: Em 2006 o conjunto Forró in the dark (com brasileiros radicados em New York) no CD Bonfires of São João, gravaram uma nova versão de Paraíba com Miho Hatori, é interessante, mas a de K. Ikuta é mais autêntica.”

Ikuta Keiko – 78RPM
1956 – RCA Victor

01 Paraíba (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga)
02 Baião de dois (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Facebook