CD – Zé Ramalho – Canta Jackson do Pandeiro

“Se Luiz Gonzaga foi o Rei do Baião, Jackson do Pandeiro foi o rei do suingue na música nordestina. Um dos pilares musicais da Nação Nordestina. O paraibano Zé Ramalho, conterrâneo de Jackson, sabe muito bem disso. Por isso está exultante com o disco: ‘Zé Ramalho Canta Jackson do Pandeiro’.

Trata-se de uma coletânea incrementada com seis gravações inéditas. Quatro – ‘Quadro Negro’, ‘Cabeça Feita’, ‘Lamento Cego’ e ‘Lá Vai a Boiada’ – foram feitas especialmente para a compilação. Duas, ‘Forró de Surubim’ e ‘Forró na Gafieira’, são antigas, mas nunca tinham sido lançadas em disco. Completam as 12 faixas, fonogramas pré-existentes no repertório de outros discos do cantor. No novo álbum, estão músicas antológicas de Jackson, como ‘O Canto da Ema’, ‘Chiclete com Banana’, ‘Um a Um’ ‘Lamento Cego’, ‘Forró de Surubim’ e ‘Casaca de Couro’.

O sanfoneiro Sivuca dá sua contribuição em ‘Canto da Ema’, em gravação feita originalmente em 1994. Dominguinhos também colabora em ‘Forró de Surubim’, gravada em 2005 e inédita até agora. Zé Ramalho divide os vocais com o sanfoneiro Waldonys no clássico ‘Chiclete com Banana’. As duas primeiras músicas do disco, “Lamento Cego” e “Ele Disse” são mais contidas musicalmente, mas toda a animação que deu à Jackson o título de ‘Rei do Ritmo’ começa a aflorar em ‘Forró de Surubim’, chegando ao ápice na já citada ‘Canto da Ema’.

Depois de cantar Raul Seixas, Luiz Gonzaga e Bob Dylan, agora é a vez de Zé Ramalho cantar Jackson do Pandeiro (1919 – 1982). Nessa releitura, o artista homenageia mais um dos mestres que influenciaram sua carreira.

A produção executiva ficou a cargo de Marcelo Fróes. Apesar de manter o ritmo de Jackson, sob a tutela de Zé Ramalho todas as músicas ganharam uma nova roupagem, sendo acompanhadas de novos instrumentos. O resultado são canções mais rápidas, agressivas e modernas. Se estivesse vivo, Jackson provavelmente aprovaria a homenagem.” (Trechos do release)

Zé Ramalho – Canta Jackson do Pandeiro
2010 – Discobertas

01. Lamento Cego (Jackson do Pandeiro / Nivaldo da Silva Lima )
02. Ele Disse (Edgar Ferreira)
03. Forró de Surubim (Antônio Barros / José Batista)
04. Forró na Gafieira (Rosil Cavalcanti)
05. O Canto da Ema (Alventino Cavalcanti / Aires Viana / João do Vale)
06.
Sebastiana (Rosil Cavalcanti)
Um a Um (Edgar Ferreira)
Chiclete Com Banana (Gordurinha / Almira Castilho)
07. Chiclete Com Banana (Gordurinha / Almira Castilho)
08. Cantiga do Sapo (Jackson do Pandeiro / Buco do Pandeiro)
09. Casaca de Couro (Rui de Morais e Silva)
10. Quadro-negro (Rosil Cavalcanti / Jackson do Pandeiro)
11. Cabeça Feita (Jackson do Pandeiro / Sebastião Batista da Silva)
12. Lá Vai a Boiada (Jackson do Pandeiro / Manoel Pedro)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Facebook