CD – Chama Chuva – De cara nova

Colaboração da Gorete

No final dos anos 90, os jovens que não nasceram em berço de ouro, mas sim no berço do forró, a vila Dunas de Itaúnas / ES, referência nacional do ritmo, descobriram o prazer de dançar juntinhos e o valor artístico das canções e dos poetas nordestinos.
Luiz Gonzaga reassumia seu trono junto à juventude e os jovens se despiram de todo preconceito deixando clara a aceitação pelo Forró. E foi em meio a todos esses episódios que surgiu a banda CHAMA CHUVA.

Após terem passado a infância nadando e pescando nos rios, subindo dunas e vivendo os incansáveis ciclos de alternância entre a exuberância do verão e o recolhimento do inverno, os garotos despertaram para a musicalidade junto com o adolescer. Hoje, músicos no caminho da consagração pelo grande público das capitais, vêem o resultado da criação itaunense se consolidar no nome do CHAMA CHUVA. Aos fundadores que ainda se encontram na banda desde o seu surgimento em 1999, Dil Brasil na Zabumba e Waguinho no Triângulo se juntaram o sanfoneiro Rodrigo Fast que os acompanham há oito anos, Eduardo Pontes no Baixo, Rogério Rosendo na Bateria e mais recentemente o vocalista e violonista Cacá Costa vindo também do Espírito Santo para dar continuidade a esse glorioso trabalho.

Os dois primeiros CDs – Cativeiro Coração e Forró Manhoso – foram acolhidos carinhosamente principalmente pelo público capixaba, paulista e mineiro. Apesar da dimensão que as coisas tomaram eles nunca se esqueceram da terra natal: Itaúnas, que se resume em “tudo” para eles e que sempre foi palco para outras bandas apresentarem seus trabalhos.

Manter vivo e nas paradas de sucesso um dos mais tradicionais e legítimos ritmos musicais brasileiros foi à missão assumida por esses jovens integrantes em seu terceiro trabalho intitulado Na Asa do Vento, lançado em 2004. Este trabalho foi tão bem sucedido que os renderam uma turnê de sucesso nos Estados Unidos.

O CHAMA CHUVA já recebeu as bênçãos dos mestres Dominguinhos, participação especial no CD Forró Manhoso, Gilberto Gil, que emprestou duas de suas canções: A Novidade, do CD Cativeiro Coração e Mulher de Coronel, do disco Na Asa do Vento. Além disso, esses meninos de Itaúnas conquistaram diversos prêmios, dentre eles o TV Vitrine Show, como melhor banda de forró, em 2000; Troféu Xodó Carioca, como destaque na categoria o forró, em 2002 e ainda, consecutivamente, em 2006 e 2007, o Prêmio Mineiro da Música Independente.

O CD Se ajeita, Mariana! Mostrou ao público o CHAMA CHUVA numa fase de maior maturidade e entrosamento, um casamento perfeito entre os integrantes e os músicos acompanhantes. O resultado se percebe na qualidade dos arranjos, nas letras, melodias e no swing que valoriza ainda mais a sensualidade do forró, criando um ambiente totalmente propício para quem gosta de dançar coladinho. A faixa que dá nome ao CD tem a participação mais que especial de Enok Virgulino, cantando a divertida canção em homenagem às “complicadas” mulheres.

No ano de 2010 mais uma turnê internacional acontece, trazendo uma vasta experiência para a banda, dessa vez foram para Europa levar muito forró e energia positiva para Londres, Irlanda e Portugal. Quase uma década depois do aparecimento do fenômeno denominado forró universitário, há quem pense que esse movimento perdeu suas forças e voltou à obscuridade, não é isso que sugere as conquistas realizadas pelo CHAMA CHUVA atualmente, com o lançamento do mais novo CD, “De Cara Nova”, quinto trabalho do grupo, trazendo uma síntese fiel da musicalidade da banda para dentro do estúdio, aliando as ideologias sempre presentes de mensagens positivas, alegria, amor e fé.
A história que começou em Itaúnas/ES há onze anos alcançou vôo definitivo no país e no mundo e agora quer te conquistar. Seja bem vindo nesta viagem!
O CHAMA CHUVA tem um lugar especial reservado para você. (Release)

Chama Chuva – De cara nova
2011

01 Seu lugar (Cacá Costa)
02 O primeiro amor (Datan Coelho)
03 Lindo lago do amor (Gonzaguinha)
04 Não é milagre (Cacá Costa)
05 Desassossego (Cacá Costa)
06
Samarina (Edson Gomes)
A novidade (Torquato Neto – Gilberto Gil)
07 Brincadeira de vida (Cacá Costa)
08
Forró de Itaúnas (Naldo Rossi – Giovanni Calmon)
Cativeiro coração (Naldo Rossi – Giovanni Calmon)
Um pouquinho de você (Giovanni Calmon)
09 Cheiro de mar (Cacá Costa – Waguinho Vasconcelos)
10 Como tatuagem (Cacá Costa)
11 Dança do xenhenhem (João Silva – Pedro Maranguape)
12 Mudei de calçada (Cacá Costa – Aloísio Aguiar Bastos)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Facebook