Nerino Silva – Compacto

nerino-silva-1967-compacto-lado-suplica-cearense

No fim de semana passado fui junto com o Tick num encontro de Loucos por vinil, em Embú – SP. Compramos alguns discos, é claro, só pra não perder o hábito!!

Esse compacto foi adquirido pelo Tick e tem uma música que todo forrozeiro sabe de cor e salteado, a “Súplica cearense” de Gordurinha e Manoel Ávila Peixoto. Além de um samba belíssimo de Ataulpho Alves, “Laranja madura”.

nerino-silva-1967-compacto-lado-laranja-madura

Curiosamente a primeira versão gravada de “Súplica cearense”, gravada pelo Gordurinha por volta de 1960, está catalogada como de autoria de Gordurinha em parceria com Nelinho, mas aqui nesse disco, gravado alguns anos depois, a parceria é com Manoel Ávila Peixoto.

Nerino Teodoro da Silva, carioca de Vila Izabel, nascido em 1920, estreou em 1957 pela RGE, passou pela Chantecler, Continental e lançou esse compacto pela RCA Victor, este que precederia seu LP mais conhecido “Deixe comigo” de 1968. Depois disso ainda lançou discos pela Bervely e BMG. Gravou pouco menos de 10 LPs, além de diversos compactos e 78rpm.

Nerino Silva – Compacto
1967 – RCA Victor

01 Súplica cearense (Gordurinha – Manoel Ávila Peixoto)
02 Laranja madura (Ataulpho Alves)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

8 comments

  • Samuel Machado Filho

    Foi justamente na interpretação de Nerino Silva que conheci “Súplica cearense” e cheguei a pensar que ele é quem tinha lançado a música. Mas quem o fez, em 1960, foi o próprio Gordurinha, um dos autores, com lançamento em julho de 1960 (78 rpm Continental 17778-A). Ressalte-se que esse clássico também tem interpretações expressivas de Ary Lobo e até memso Luiz Gonzaga, que gravou a música duas vezes: em 1979 (LP “Eu e meu pai”) e 1984, em dueto com Fagner, no segundo e último álbum que eles fizeram em dupla. Mensagem forte e ainda atual!

  • Laura Peixoto

    Manoel Avila Peixoto é meu avô e seu apelido era Nelinho….então, a parceira sempre foi com a mesma pessoa!!!!!

  • zenaldo

    Nerino Silva…legal!! Tinha uns samba da hora…era humilde…bacana!!
    Tenho curiosidade tb de saber quando morreu, pois nasceu em 20, presumo q tenha morrido…só eu q nasci em 17/1….de 1917..tremendo 171 q tô vivo ainda!!
    zmoska

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *