Trio Nordestino – Ô bicho bom!

O Trio Nordestino, “que passou a existir a partir de 1957” é, dentre todos, o trio veterano em atividade musical, no País. O título, no começo, uma patente sem registro oficial, foi disputado pelos trios baiano (Lindú, Cobrinha e Coroné) e paulista (Xavier, Heleno e Toninho), mas quem o criou foi Luiz Gonzaga e a sua mulher, Helena.

O Trio Nordestino original era formado por Zito Borborema, paraibano; Miudinho, cearense; e Dominguinhos, pernambucano.

Da segunda formação do Trio Nordestino participaram Lindolfo Barbosa, o Lindú; Edvaldo dos Santos, o Coroné; e Cobrinha. Com essa formação, e sob as bênçãos de Gonzaga, o trio passaria a se fazer importante no cenário da música popular brasileira.

Tocavam nos forrós de Salvador até que através de Gordurinha, foram introduzidos, num de um programa de rádio, ao Rio de Janeiro e ao Brasil. Começava ali o Trio Nordestino.

Conhecer a história deste grupo é tão importante quanto conhecer a história de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. Suas músicas estão no repertório de todos aqueles que hoje fazem um bom forró. Eles são os intérpretes da famosa Procurando tu, que fez o trio vender um milhão de cópias nos anos 70.
(Trechos extraídos de um texto do Assis Ângelo)

Trio Nordestino – Ô bicho bom!
Copacabana – 1981

01. Amor de doido (Pedro Bandeira – Lindolfo Barbosa)
02. O sol com a mão (Jacinto Limeira – Evaldo Lima)
03. O bicho bom (Juarez Santiago – Hamilton de Oliveira)
04. O neném (Cecéu)
05. O sucesso da Zefinha (Anastácia)
06. Todos querem bronquear (Chico Xavier)
07. Meu pitiguari (Agripino Aroeira – Rosilda Santos)
08. Quebra Cabeça (Severino ramos – Coronel Rodrigues)
09. Fazendo amor (Onildo Almeida)
10. Pagode Quente (Jacinto Limeira – Lindolfo Barbosa)
11. Minha doença é você (Cecéu – Mariazinha)
12. Marileide minha (Chico Xavier – Lindofo Barbosa)

Para baixar esse disco, clique aqui

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

10 comments

  • Miguel Arcanjo

    Por favor, como consigo adquirir cd do Trio Nordestino? De preferencia deste que tem a capa acima, O BIXO BOM de 1981. Por favor, me ajudem adquiri-lo. Um abraço. MIGUEL ARCANJO (83)8846-0538

  • Igor Maxwel

    Este disco de 1981, “Ô Bicho Bom!” é um dos últimos da formação original (Lindú, Coroné & Cobrinha), devido ao problema sério de saúde que o gogó de Ouro estava passando na época, mas mostra todo o vigor e energia de sua interpretação nas letras. Produção do próprio Lindú e a participação dos arranjos do grande e também saudoso Chiquinho do Acordeon – o mais bem sucedido arranjador e maestro do Brasil. Destaque para o xote “Amor de Doido” de Lindú e Pedro Bandeira; “O Sucesso da Zefinha” um forró da grande cantora e compositora Anastácia; e para o clássico arrasta-pé “Meu Pitiguari” de Agripino Aroeira e Rosilda Santos, que todo mundo canta em todas as festas de forró do Brasil. A faixa “Todos Querem Bronquear” (de Chico Xavier) faz uma transição de um forró para uma marchinha de carnaval, no momento dos refrões da letra.

  • Leonardo Paixão

    Para todos que gostam da melhor música do mundo “FORRÓ NORDESTINO”, tá aqui uma boa pedida e se deliciar com todos esses maravilhosos sucessos!!!

  • Edson Nobre

    existe algum trio de forró que tenha um integrante tocando Gaita?
    Que a gaita faça parte do conjunto musical?

  • Jader Finamore

    No livro “O Fole Roncou, uma história do forró” Dominguinhos deixa claro que o Trio Nordestino que ele fez parte nada tem a ver com o Trio Nordestino formado por Lindu, Cobrinha e Coroné. Ele diz que é apenas uma coincidência dos nomes e não uma segunda formação.

    Grande abraço.

  • Ismar Júnior

    Bom dia!
    Quando criança,eu ouvia uma música(acho que era desse trio),me lembro de um trecho: “Começa já ,começa já…a fogueira tá queimando e o balão já está no ar…” Qual o nome dessa música? Se puder me ajudar,ficaria agradecido!
    Um abraço..

  • Jose Alves de Lima

    Ismar Junior.

    A musica se chama começa já.

    quem canta é Jackson do pandeiro.
    você encontra no Lp o fino da Roça 1969
    aqui mesmo no forroemvinil

    é só baixar

    Abraço Zé Lima Niterói jslima1959@hotmail.com

  • jair

    Olá amigos, sou um grande admirador desse site, tanto pela minha origem como pelo meu tio avô que foi um dos participantes do Trio Nordestino, o nome dele é Pedro e tocava zabumba e sou muito orgulhoso disso, obrigadp por manter a nossa cultura viva.

  • Ismar Júnior

    José Alves de Lima

    Muito obrigado pela informação!
    Vou baixar assim que puder.

    Um forte abraço!!!

  • Sidney Falcão

    Acho um equívoco a afirmação de “primeira formação”, “segunda formação” e “terceira formação” do Trio Nordestino. O que houve na realidade foi três conjuntos distintos, de lugares diferentes, que não se conheciam, mas que tinham um mesmo nome. Apenas isso. No rock isso é muito mais comum do que se imagina. No final dos anos 1960, havia uma banda chamada Nirvana, e no final dos anos 1980 surgiu um outro Nirvana, só que um nada tinha a ver com o outro. Logo, no caso do Trio Nordestino, já li vários textos fazendo uma relação entre os três trios como se um fosse a continuação do outro, mas que nada tem a ver. De fato, o livro “O Fole Roncou!” fica muito claro isso. É um erro crasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *