Camarão – Lá vai brasa

O áudio é uma colaboração de Thiago Silva, de Recife – PE, e as capas são do Tick, que comprou esse disco, só pra complementar essa postagem. Thiago, nosso colaborador pernambucano, disse:

“É o primeiro disco de Camarão gravado pela Mocambo e é o primeiro que ele tocava 8 baixos. Eu acho o máximo pela sua habilidade no pé-de-bode, nessa época ele não só gravou esse disco com pé-de-bode ele gravou várias participações. A música que eu destaco é a primeira, que é ‘Lá vai brasa’ e uma outra com o Déo do Baião”

Nós já publicamos alguns álbuns do Camarão, mas ainda não tínhamos achado informações sobre sua vida e obra. Tive mais sorte nesse último garimpo pela rede, achei esse documento que fala sobre ele:

“O primeiro contato do menino Reginaldo Alves Ferreira com uma sanfona de oito baixos foi pelas mãos de seu pai, o sanfoneiro Antônio Ferreira, quando tinha sete anos. Corria os anos 50 e o forró fervia os pequenos bailes ocorridos no município agrestino de Brejo da Madre de Deus, a 200 quilômetros do Recife. Com 28 discos gravados, Camarão comemora este ano 60 anos de carreira e é um dos escolhidos, junto a Luiz Queiroga (in memorian), como homenageado do São João do Recife de 2007.

Ainda criança, aos 10 anos segue para Caruaru onde começa a trabalhar em outras áreas, mas o amor pelo forró falou mais alto, como as notas de seu acordeon. Era a época áurea do rádio e na Rádio Jornal de Caruaru tem sua primeira oportunidade de participar dos programas Expresso da Alegria e Vesperal das Quintas, onde conheceu cantores como Orlando Silva e Altemar Dutra. Foi lá que o cantor Jacinto Silva o apelidou de “Camarão”, fazendo referência à cor da sua pele, que ficava vermelha quando saía ao sol. Convidado para as comemorações do primeiro ano de fundação de Brasília, Camarão sobre ao palco junto a Luiz Gonzaga, levando o forró de Pernambuco ao coração do Brasil. Em 1964 lança seu primeiro LP pela gravadora Rozenblit, Sanfoninha choradeira, onde gravou mais quatro discos.” (Trecho extraído do sítio da Prefeitura do Recife – PE)

Camarão – Lá vai brasa
1958 – Mocambo

01 Lá vai brasa (Camarão)
02 O choro do Lacerda (Camarão)
03 Camarão no Xote (Camarão – M. Cabral)
04 Izabé (Zé Maurício)
05 Forró no caroá (Camarão)
06 Jitirana (Camarão)
07 Guisado de Camarão (Camarão)
08 Espanta boiada (Camarão)
09 No caminho do meu roçado (Camarão – Déo)
10 Choro da Rã (M. Cabral – Camarão)
11 De serra em serra (Camarão)
12 Ao clarear do dia (Camarão)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

7 comments

  • Everaldo

    Esse disco é mais uma das excelentes postágens deste Blog. Gosto muito de forró instrumental, principalmente se for tocado a 8 baixos. Já estou baixando este disco. Não sabia que o “Camarão” também tocava 8 baixos. Já tenho alguns vinís convertidos em MP3 128kb já zipados, mas estou encontrando dificuldade para enviá-los pois ao clicar no Link de envio, a página que aparece está em “Inglês”. Não tem com explicar como devo proceder?

  • Leo Rugero

    Olá amigos,

    segundo o própio Camarão, este disco foi gravado em 1964, sendo, de fato, seu primeiro disco solo.

  • erik rocha

    Pelo que sei este e’ o primeiro disco do Mestre CAMARAO, portanto deve ser de 1960, em 1964 ele gravou na coletanea Forro’ De Ze Do Gato. Infelizmente o mestre Camarao acabou de nos deixar dia 21 abril de 2015. Um dos grandes icones do Forro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *